Literate Headline Animator

domingo, 20 de junho de 2010

Considerações sobre orgulho


Considerações sobre orgulho

orgulho
s. m.
1. Manifestação do alto apreço ou conceito em que alguém se tem.
2. Soberba ridícula.
3. Brio.
orgulho
or.gu.lho
sm (cat urgoll, do germ) 1 Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; altivez, brio. 2 Amor-próprio exagerado. 3 Empáfia, bazófia, soberba. 4 Ufania. 5 Aquilo de que alguém pode orgulhar-se: O bom filho é o orgulho de seus pais.

bri.o1
sm (célt brigos) 1 Sentimento da própria dignidade. 2 Ânimo esforçado. 3 Coragem, valentia. 4 Generosidade. 5 Galhardia, garbo.

soberba
so.ber.ba
(ê) sf (lat superbia) 1 Altura de coisa que está superior a outra; elevação, estado sobranceiro. 2 Manifestação ridícula e arrogante de um orgulho às vezes ilegítimo. 3 Altivez, arrogância, sobrançaria. 4 Orgulho, presunção. 5 Teol Um dos sete vícios capitais. Antôn (acepções 2, 3 e 4): humildade.

Ultimamente vivi muitas situações, tantos boas quanto péssimas. As boas ficam, as ruins passam, eu tenho acreditado muito que nesses últimos tempos o mundo vem passando por uma purificação e claro como fazemos parte dele, também estamos passando por isso, e como diz Nice, astróloga, ufóloga, psicóloga, amiga, irmã da família cósmica, purificar para chegar até a luz. Bem, mas entre tudo que passamos, uma palavra me chamou atenção essa semana: Orgulho, ela não me sai da cabeça, não preciso dizer o por quê, nem o motivo, mas quem vivenciou sabe do que estou a falar, aliás, todos saberão, serei bem explícita. Orgulho, orgulho... fui ao dicionário, como podem ver acima, gosto de coisas bem explicadas, no meu tempo de professora, nunca gostei de deixar dúvidas. Estive por vários dias pensando nisso, não me saia da cabeça, enfim, pensava, orgulho de ser? de ter? De quê? aaah sei lá..então fui ao pai dos inteligentes, claro que sei o que significa, mas queria entender o que se passara naquela noite, quando ouvi, “Não obrigada. Orgulho, eu tenho muito orgulho!” acompanhado de um sorriso a lá Monalisa...estranho e enigmático. Não, não me doeu, só senti uma profunda tristeza, porque vi a minha frente alguém que está em crescimento, que tem tanto a oferecer, que é linda e que nem o sofrimento fez ou faz ser humilde, humilde no sentido do antônimo do orgulho, não humildade de ser capacho, mas a humildade de ser gente que sabe perdoar, amar, compreender o outro.
Enfim, pensei muito esses últimos dias, em meio as turbulências pelas quais passávamos e olha que não eram fáceis, só nós sabemos, quando digo nós, digo família. Família no sentido de se ajudar, de nos socorrer como fizemos e como sempre fazemos quando precisamos um do outro, agradeço muito a Deus por ter os irmãos e filhos que tenho, por que sei que posso contar, assim como eles sabem que podem contar comigo sempre. Sim, temos até nossos entraves, nossas farpas, mas na hora do barco virar, todos estamos lá e o barco não vira, eu tenho orgulho da minha família!


Porém, voltando ao orgulho, que ainda me instiga, principalmente quando se diz que não vai fazer em um dia e no outro age completamente diferente, então penso aonde estava o orgulho monalisalítico e enigmático? Sei lá..vai entender gente, eu já desisti de entender as pessoas..algumas vezes compreendo, mas não entendo o motivo de tanta arrogância, de tanta empáfia. Eu sempre penso que Deus nos deu a vida somente para aprender e se não seguirmos o caminho da hulmidade, do perdão e como dizem nossos irmãos espíritas, “sem caridade não há salvação” e caridade no meu entender não é só doar um pão, uma roupa, é doar-se a si mesmo aos outros com compaixão (assunto para um próximo blog) e se não for assim, com certeza não haverá salvação e ninguém se salva para os outros, se salva para si mesmo, para o seu próprio bem viver, bem conviver. Lei do retorno, você recebe de volta tudo o que oferece! amém!
Só peço todos os dias a Deus que me dê a claridade na mente e no coração muita luz para tentar não me afetar por sentimentos negativos, tristes, nebulosos como esse orgulho soberbo, peço que eu não me ame mais ou me admire mais que qualquer outro ser humano a ponto de não aceitar desculpas ou as tristezas e turbulências que Deus nos manda como aprendizado, porque o mundo que busco e agora bem mais consciente que antes, o mundo que desejo tem harmonia, luz, amor, fraternidade, natureza, caridade, claridade, compaixão e paz..tem até orgulho, mas o orgulho de pode ajudar, o orgulho de poder estar em dia com todos, o orgulho de ter família, filhos e amigos lindos, o orgulho de viver em paz e cuidar da natureza, até a humana...sem soberba!

Milka Fonseca

Nenhum comentário: